Jesus Cristo é a única esperança.

  A Empresa
     . Histórico
     . Equipe, Instalações e 
       Serviços
     . Fotos da Empresa
     

Assessoria a  
     Condomínios

     . Serviços
     . A Contabilidade é a 
       Segurança do Síndico

     . Condomínio Tradicional
     . Condomínio Especial
     . Convenção 
       Condominial

     . Regimento Interno
     . Síndico e Demais 
       Dirigentes 
       Condominiais

     . A Assembléia Geral
     . Emissão de Bloquetos
     . Textos
     . Jurisprudências
     . Lei nº 4.591/64 – Lei 
       Condominial


Recursos Humanos
     . Serviços
     . Admissão de 
       Funcionários

     . Salário
     . Pisos Salariais
     . Horário de Trabalho
     . Hora Extra
     . Adicional Noturno
     . Registro de Ponto
     . Vale Transporte
     . Refeição
     . Licença Maternidade
     . Faltas Legais
     . Férias
     . Décimo Terceiro Salário
     . FGTS (Fundo de 
       Garantia do Tempo de 
       Serviço)

     . EPI - Equipamento de 
       Proteção Individual

     . Salário Família
     . Advertência e 
       Suspensão do 
       Empregado

     . Rescisão ou Extinção 
       Contratual

     . Aviso Prévio
     . Manual Simplificado do 
       Trabalhador Doméstico

     . Previdência Social

Contabilidade
     . Serviços
     . A contabilidade
     . Princípios Fundamentais 
       da Contabilidade

     . Imposto de Renda 
       Pessoa Jurídica

     . Livros Obrigatórios
     . DIRF
     . Demonstrações 
       Contábeis

     . Despesas Dedutíveis
     . DCTF
     . Declaração de IRPJ
     . Auditoria
     . Depreciação
     . Ganho de Capital
     . Operações de Mútuo
     . Distribuição de Lucros
     . Distribuição de Prêmios
     . Estoque

Depto Fiscal e Tributário
     . Serviços
     . Nota Fiscal
     . ICMS
     . Simples Federal
     . Simples Estadual
     . PIS
     . COFINS
     . ISSQN
     . DFC
     . Arquivos Magnéticos
     . ECF

Depto Controle Externo
     . Serviços
     . Imposto de Renda 
       Pessoa Física

     . Abertura de Empresas
     . Encerramento de 
       Empresas

     . REFIS Federal
     . REFIS Estadual
     . Construção Civil
     . Aposentadoria
     . Certidões e Certificados
     . Sistemas de Arquivo
     . Imposto de Renda na 
       Fonte

     . ITR - Imposto Territorial 
       Rural


Depto Controle Interno
     . Serviços
     . Declaração de 
       Rendimentos

     . Sugestões e  
       reclamações

     . Recrutamento e Seleção 
       de Pessoal
         
       .: Tabela Exame/Contrato

       .: Empregada Doméstica

       .: Professores 
          Informações Gerais

       .: Custas Cartoriais

       .: Exame/CFC/COAF
           Normas

       .: Calculos Gratuitos

       .: Calculos Financeiros

       .: Dívidas Financeiras

       .: Tabelas Práticas

       .: Assessoria Jurídica 

       .: Escritórios Associados

       .: Agenda de  
           Obrigações Estadual

       .: Agenda de  
           Obrigações Federal


      
.: Indicador Econômico

       .: Delegacia CRCBA

       .: Legislação

       .: Sindicontasul

       .:
Exame Informa

      
.: Diário Oficial

       .: Links Úteis        

       .: Federação dos
           Contabilistas


       .: Notícias da FENACON

       .: Fale Conosco




site desenvolvido por

WR3-Websites


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 


.: A CONTABILIDADE

História da contabilidade

Seus princípios rudimentares surgiram na antiga Babilônia, quando o imperador Nabucodonosor a reconstruiu e cercou-a com enormes muralhas e portas de bronze.Com o desenvolvimento do comércio, a cidade tornou-se a maior e mais rica cidade da Ásia, e com o objetivo de controlar suas riquezas, e que lhe deviam os povos conquistados, o imperador criou um simples sistema de registros, que era gravado em tabuinhas de barro, com letras cuneiformes . Isto ocorreu por volta do ano 520 a.. C.
Com o desenvolvimento do comércio entre os povos, cresceu a necessidade de se registrar as operações de compra e venda e também da riqueza., possuída pelos reis e comerciantes.
Nos séculos XV e XVI, o Mundo passou por profundas modificações políticas, religiosas e científicas, através do Renascimento Literário e Artístico, do desenvolvimento das Ciências Exatas e Naturais, das Reformas Religiosas e da evolução política.. Surgindo assim, o Estado Moderno, onde o regime feudal foi substituído pouco a pouco por monarquias absolutas que , para o melhor funcionamento da nova organização social, criou-se o Imposto Real. A Contabilidade tornou-se então, imprescindível para o controle das receitas e despesas da nova estrutura do Estado.
Inicialmente , porém, o desenvolvimento da Contabilidade esteve intimamente ligado ao surgimento do Capitalismo. Sua função era medir os acréscimos ou decréscimos dos capitais empregados em uma atividade comercial ou industrial. Hoje, com a evolução da Contabilidade e com o surgimento do Método das Partidas Dobradas, o campo de atuação desta Ciência tornou-se muito vasto, podendo ela ser aplicada a qualquer pessoa que exerça qualquer atividade econômica.
Podemos então afirmar que a Contabilidade surgiu da necessidade que as pessoas têm de controlar o que possuem, ganham ou devem.

Campo de atuação da contabilidade

Está a contabilidade presente onde quer que haja uma Pessoa Jurídica instituída ou em vias de instituição. É ela responsável pela escrituração e puração dos resultados obtidos em uma empresa. Só através dela é que teremos condições de apurar o lucro ou o prejuízo tido em determinado período administrativo. A contabilidade interessa-se somente por alterações patrimoniais ocorridas na empresa, que são demonstradas através do registro dos Fatos Contábeis.

Conceito de contabilidade

Contabilidade é uma ciência que permite, através de sua técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.

Função da contabilidade

A função da Contabilidade é verificar em determinado momento, se a atividade da empresa está sendo produtiva, aumentando o Patrimônio, apresentando lucros ou se está estagnada, sem apresentar melhorias.
Resumindo, pode-se dizer que a função da Contabilidade é comparar o estado anterior com o estado atual para determinar o resultado das atividades.

Finalidade da contabilidade

A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
Os Registros Contábeis, além de interessar aos administradores, interessam ainda ao fornecedores, Bancos e principalmente ao governo que utiliza estas informações para avaliar e fiscalizar a arrecadação dos tributos.

O campo de aplicação da contabilidade

A existência da Contabilidade decorre da necessidade de se conhecer e controlar os componentes e as variações do patrimônio, através do registro dos fatos contábeis, para demonstrar a qualquer momento, seu estado e suas variações, prestando colaboração imprescindível, não apenas para a boa administração, mas até para a própria existência da Empresa.

Escrituração

Para controlar o Patrimönio das empresas, a contabilidade precisa registrar todos os fatos que ocorrem nela. Esse registro é feito através da escrituração.
A escrituração, é uma das técnicas utilizadas pela Contabilidade, que consiste em registrar nos livros próprios (Diários, Razão, Caixa e Contas-Correntes) todos os fatos que provocam modificações no Patrimônio da empresa..
A escrituração começa pelo livro Diário, onde os fatos são registrados de forma mercantil, através do lançamento, obedecendo a uma disposição técnica em ordem cronológica. E para registrar os fatos através de lançamentos, a Contabilidade utiliza as contas.

Conta

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de resultado (Despesas e Receitas).
É através das contas que a Contabilidade consegue desempenhar seu papel. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela sua gestão, tais como compras, vendas, pagamentos e recebimentos, são registrados nos livros próprios através das contas.
Para fazer tais lançamentos, é necessário que haja documentos que comprovem a veracidade dos fatos, tais como: Notas Fiscais, recibos de aluguéis, contas de água, luz e telefone, duplicatas etc. Portanto, não se pode registrar nada nos livros contábeis sem que documentos idôneos comprovem que aquilo que está sendo registrado é verdadeiro.

Regras básicas da escrituração comercial

A escrituração deve ser completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transporte para as margens.

Obrigatoriedade de manter escrituração contábil

De acordo com o CÓDIGO COMERCIAL BRASILEIRO todas as empresas são obrigadas:

  1. a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e, ter os livros necessários para esse fim;
  2. a conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro do seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas;
  3. a levantar anualmente um Balanço geral do seu Ativo e Passivo, o qual deverá compreender todos os Bens, Direitos e Obrigações, o mesmo deverá ser datado e assinado pelo sócio-gerente ou proprietário da empresa( art.10 do Código Comercial Brasileiro).

Os livros Diário e Razão são indispensáveis e obrigatórios para todas as empresas. A escrituração dos mesmos será feita em forma mercantil, e seguida pela ordem cronológica de dia, mês e ano. Neles serão registrados com individuação e clareza todas as operações relativas ao comércio. Os mesmos devem ser encadernados e registrados nos órgãos competentes. A inexistência dos livros obrigatórios ou falhas nas escrituração e a falta de apresentação do balanço constitui crime falimentar (art. 186, Dec. Lei 7.661/45).

Responsabilidade profissional

A escrituração contábil das pessoas jurídicas deve ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado nos termos da legislação específica, devendo as demonstrações contábeis obrigatórias ser assinadas pelos sócios ou administradores e pelo contabilista responsável pela escrituração. O contador deverá desempenhar suas funções de acordo com o CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL, podendo até, ter seu registro cassado, se denunciado ou fiscalizado pelos órgãos competentes (exemplo: CRC).

 


 

site desenvolvido por: