.: A CONTABILIDADE
História
da contabilidade
Seus princípios rudimentares
surgiram na antiga Babilônia, quando o imperador Nabucodonosor a
reconstruiu e cercou-a com enormes muralhas e portas de bronze.Com o
desenvolvimento do comércio, a cidade tornou-se a maior e mais rica
cidade da Ásia, e com o objetivo de controlar suas riquezas, e que lhe
deviam os povos conquistados, o imperador criou um simples sistema de
registros, que era gravado em tabuinhas de barro, com letras cuneiformes
. Isto ocorreu por volta do ano 520 a.. C.
Com o desenvolvimento do comércio entre os povos, cresceu a necessidade
de se registrar as operações de compra e venda e também da riqueza.,
possuída pelos reis e comerciantes.
Nos séculos XV e XVI, o Mundo passou por profundas modificações políticas,
religiosas e científicas, através do Renascimento Literário e Artístico,
do desenvolvimento das Ciências Exatas e Naturais, das Reformas
Religiosas e da evolução política.. Surgindo assim, o Estado Moderno,
onde o regime feudal foi substituído pouco a pouco por monarquias
absolutas que , para o melhor funcionamento da nova organização
social, criou-se o Imposto Real. A Contabilidade tornou-se então,
imprescindível para o controle das receitas e despesas da nova
estrutura do Estado.
Inicialmente , porém, o desenvolvimento da Contabilidade esteve
intimamente ligado ao surgimento do Capitalismo. Sua função era medir
os acréscimos ou decréscimos dos capitais empregados em uma atividade
comercial ou industrial. Hoje, com a evolução da Contabilidade e com o
surgimento do Método das Partidas Dobradas, o campo de atuação desta
Ciência tornou-se muito vasto, podendo ela ser aplicada a qualquer
pessoa que exerça qualquer atividade econômica.
Podemos então afirmar que a Contabilidade surgiu da necessidade que as
pessoas têm de controlar o que possuem, ganham ou devem.
Campo
de atuação da contabilidade
Está a contabilidade presente
onde quer que haja uma Pessoa Jurídica instituída ou em vias de
instituição. É ela responsável pela escrituração e puração dos
resultados obtidos em uma empresa. Só através dela é que teremos
condições de apurar o lucro ou o prejuízo tido em determinado período
administrativo. A contabilidade interessa-se somente por alterações
patrimoniais ocorridas na empresa, que são demonstradas através do
registro dos Fatos Contábeis.
Conceito
de contabilidade
Contabilidade é uma ciência
que permite, através de sua técnicas, manter um controle permanente do
Patrimônio da empresa.
Função
da contabilidade
A função da Contabilidade é
verificar em determinado momento, se a atividade da empresa está sendo
produtiva, aumentando o Patrimônio, apresentando lucros ou se está
estagnada, sem apresentar melhorias.
Resumindo, pode-se dizer que a função da Contabilidade é comparar o
estado anterior com o estado atual para determinar o resultado das
atividades.
Finalidade
da contabilidade
A finalidade da Contabilidade é
assegurar o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a
composição e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado
das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que
podem ser lucrativos ou sociais.
Os Registros Contábeis, além de interessar aos administradores,
interessam ainda ao fornecedores, Bancos e principalmente ao governo que
utiliza estas informações para avaliar e fiscalizar a arrecadação
dos tributos.
O
campo de aplicação da contabilidade
A existência da Contabilidade
decorre da necessidade de se conhecer e controlar os componentes e as
variações do patrimônio, através do registro dos fatos contábeis,
para demonstrar a qualquer momento, seu estado e suas variações,
prestando colaboração imprescindível, não apenas para a boa
administração, mas até para a própria existência da Empresa.
Escrituração
Para controlar o Patrimönio das
empresas, a contabilidade precisa registrar todos os fatos que ocorrem
nela. Esse registro é feito através da escrituração.
A escrituração, é uma das técnicas utilizadas pela Contabilidade,
que consiste em registrar nos livros próprios (Diários, Razão, Caixa
e Contas-Correntes) todos os fatos que provocam modificações no Patrimônio
da empresa..
A escrituração começa pelo livro Diário, onde os fatos são
registrados de forma mercantil, através do lançamento, obedecendo a
uma disposição técnica em ordem cronológica. E para registrar os
fatos através de lançamentos, a Contabilidade utiliza as contas.
Conta
Conta é o nome técnico dado
aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio
Líquido) e aos elementos de resultado (Despesas e Receitas).
É através das contas que a Contabilidade consegue desempenhar seu
papel. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis
pela sua gestão, tais como compras, vendas, pagamentos e recebimentos,
são registrados nos livros próprios através das contas.
Para fazer tais lançamentos, é necessário que haja documentos que
comprovem a veracidade dos fatos, tais como: Notas Fiscais, recibos de
aluguéis, contas de água, luz e telefone, duplicatas etc. Portanto, não
se pode registrar nada nos livros contábeis sem que documentos idôneos
comprovem que aquilo que está sendo registrado é verdadeiro.
Regras
básicas da escrituração comercial
A escrituração deve ser
completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com
individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem
intervalos em branco nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e
transporte para as margens.
Obrigatoriedade
de manter escrituração contábil
De acordo com o CÓDIGO
COMERCIAL BRASILEIRO todas as empresas são obrigadas:
- a
seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e, ter
os livros necessários para esse fim;
- a
conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e
demais papéis pertencentes ao giro do seu comércio, enquanto não
prescreverem as ações que lhes possam ser relativas;
- a
levantar anualmente um Balanço geral do seu Ativo e Passivo, o qual
deverá compreender todos os Bens, Direitos e Obrigações, o mesmo
deverá ser datado e assinado pelo sócio-gerente ou proprietário
da empresa( art.10 do Código Comercial Brasileiro).
Os livros Diário e Razão são
indispensáveis e obrigatórios para todas as empresas. A escrituração
dos mesmos será feita em forma mercantil, e seguida pela ordem cronológica
de dia, mês e ano. Neles serão registrados com individuação e
clareza todas as operações relativas ao comércio. Os mesmos devem ser
encadernados e registrados nos órgãos competentes. A inexistência dos
livros obrigatórios ou falhas nas escrituração e a falta de apresentação
do balanço constitui crime falimentar (art. 186, Dec. Lei 7.661/45).
Responsabilidade
profissional
A
escrituração contábil das pessoas jurídicas deve ficar sob a
responsabilidade de contabilista legalmente habilitado nos termos da
legislação específica, devendo as demonstrações contábeis obrigatórias
ser assinadas pelos sócios ou administradores e pelo contabilista
responsável pela escrituração. O contador deverá desempenhar suas
funções de acordo com o CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL, podendo até,
ter seu registro cassado, se denunciado ou fiscalizado pelos órgãos
competentes (exemplo: CRC).
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